Exercícios de Refino dos Aços I  -   Lista de Exercícios 01 06/08/2008

1. Qual a produção de mundial de aço?  Qual a produção de aço do Brasil?  Informe o ano a que se referem os dados e a fonte. (só servem dados pós 2005).
Algumas fontes são:
IISI
IBS

2. Como evolui o potencial de oxigênio ao longo do processamento do aço em uma usina integrada?  Comece com o minério de ferro e chegue até o aço no lingotamento.
3. As propriedades do aço são o resultado da combinação de composição química e estrutura.  Descreva 3 escalas de estrutura importantes para aços e dê exemplos de características estruturais em cada uma das escalas.
4. A Figura (do livro Bain & Paxton, Alloying Elements in Steel, ASM International) mostra o efeito do teor de manganês, no aço, sobre a dureza em duas condições. (B) quando os aços são tratados termicamente para obter a mesma microestrura e (A), quando os aços são submetidos ao mesmo tratamento térmico.


Qual é, na sua opinião, o maior efeito: o efeito endurecedor do manganês em solução sólida ou o efeito do manganês sobre a cinética de transformação de fases.

Explique.
efeito do mn

5. A Figura mostra uma amostra de aço fundida em que a parte superior foi atacada com nital e a parte inferior foi atacada pelo reagente de Oberhoffer.  Na parte superior, é fácil observar a microestrutura (que estamos acostumados a ver...).  Na parte inferior, observa-se a presença de dendritas, delineadas pelo ataque.
Explique como age um ataque químico em metalografia.
Explique porque aparecem diferenças no ataque químico associadas a dendritas.
Porque você acha que um ataque pode produzir um resultado tão diferente de outro?





Figura de

Schummann, H., K. Cyrener, W. Molle, H. Oettel, J. Ohser, and L. Steyer, Metallographie. 1990, Leipzig: Deutscher Verlag fur Grunstoffindustrie- Wiley-VCH Verlag GmbH.

dois ataques schumann

6. Quais motivos levam ao desenvolvimento de novos processos de refino dos aços? Quais as limitações para estes desenvolvimentos?







©André Luiz V. da Costa e Silva 2008  EEIMVR-UFF