O  XL CALPHAD e as BOLSAS PETROBRAS

A conferência XL CALPHAD ocorreu entre 22 e 27 de Maio de 2011 no Hotel Intercontinental no Rio de Janeiro.  Foi a 40a edição e uma das maiores nos últimos anos. Houve apresentações e posteres cobrindo desde os aspectos teóricos do método até a aplicação a Aços, Óxidos, Materiais Nucleares, etc.
As lista e os horários das apresentações orais e dos posteres estão site da ABM e em www.calphad.org.

A PETROBRAS ofereceu bolsas de inscrição para estudantes, pesquisadores, professores e engenheiros brasileiros e pesquisadores estrangeiros.

Veja as fotos do evento!  As fotos "oficiais" estão no site www.calphad.org.

Veja os posters liberados pelos autores!        Veja as apresentações orais liberadas pelos autores!



O  Workshop "From First Principles to Multi-Scale Modeling of   MaterialsRio de Janeiro, 27 de Maio a 1 de Junho de 2011

Imediatamente após o CALPHAD ocorreu um Workshop, organizado pelo Prof Fernando Rizzo, com inscrições gratúitas, apoiado pela CAPES, CNPq e FAPERJ.   Veja o programa! Veja as apresentações!

O workshop além de discutir aspectos importantes da técnica CALPHAD, apresentou e discutiu técnicas de modelamento que se  incorporaram ao "tool box" que vai sendo montado para viabilizar, em futuro próximo, a modelagem em múltiplas escalas dos materiais e viabilizar a ideia de "Materials by Design".

Assim, discutiu-se as técnicas de cálculo ab-initio, criação e desenvolvimento de bancos de dados termodinâmicos, modelamento de difusão e modelamento microestrutural com base em termodinâmica computacional e, idealmente, os caminhos para a sua integração. 

O Workshop se iniciou no Hotel Itercontinental, na própria sexta-feira, 27 de Maio de 2011, e se encerrou no Hotel Everest em Ipanema, ao final da tarde da Quarta-feira, 1 de Junho de 2011.





©2011 A. Costa e Silva                                                                                                                    24/09/2011